domingo, 26 de abril de 2015

Desenvolvimento da NR 12 - Eng. José Carlos Freitas

No dia 21/03/2015 os alunos do curso da Pós de Segurança do Trabalho da Universidade São Francisco (Campinas) tiveram a oportunidade de conhecer o Eng. de Seg. do Trabalho: José Carlos de Freitas, onde foram apresentados os parâmetros e requisitos para o desenvolvimento da NR 12 – Máquinas e Equipamentos.

O Sr. José Carlos faz parte do grupo integrante do trabalho na formulação e desenvolvimento da NR 12 a convite do MTE e Assessor Técnico dos representantes da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para assuntos de Segurança e Saúde no Trabalho na Comissão Tripartite Paritária Permanente.

Contato do Eng. José Carlos de Freitas: josecarlos@hstassessoria.com.br


sábado, 25 de abril de 2015

Normas Técnicas para cores de sinalização de segurança (NR 26)

Conforme a NR 26

‘’26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais’’

Afinal. Quais são as Normas Técnicas Oficiais para identificação das cores de sinalização de segurança?

Primeiramente a ABNT publicou diversas normas técnicas sobre a padronização das cores no ambiente de trabalho. Consulte o site da ABNT (http://www.abnt.org.br) antes de adquirir uma norma técnica, pois estes documentos são dinâmicos, podendo ser alterados e até mesmo cancelados.

As principais Normas Técnicas são:

- ABNT NBR 5311 - Código em cores para resistores fixos.
- ABNT NBR 6493 - Emprego das cores para identificação de tubulações.
- ABNT NBR 6503 - Cores.
- ABNT NBR 7195 - Cores para segurança.
- ABNT NBR 7485 - Emprego de cores para identificação de tubulações em usinas e refinarias de açúcar e destilarias de álcool.
- ABNT NBR 7500 - Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos.
- ABNT NBR 7998 - Perfis de aço - Identificação das especificações de aços por cor.
- ABNT NBR 8421 - Identificação por cores das tubulações em embarcações.
- ABNT NBR 8663 - Ascaréis para aplicações elétricas - Ensaios.
- ABNT NBR 9072 - Emprego de cores para sinalização de segurança em instalação fixa e em veículo ferroviário.
- ABNT NBR 12176 - Cilindros para gases - Identificação do conteúdo.
- ABNT NBR 12964 - Tecnologia de informação - Técnicas criptográficas de dados - Modos de operação de um algoritmo de cifração de blocos padrão.
- ABNT NBR 13193 - Emprego de cores para identificação de tubulações de gases industriais.
- ABNT NBR 13434 - 2 - Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 2 - Símbolos e suas formas, dimensões e cores.

Referências:
Academia Platônica. NR 26 – Sinalização de Segurança – revisão 2011. Disponível em: <http://academiaplatonica.com.br/2012/gestao/nr-26-sinalizacao-de-seguranca-revisao-2011>. Acesso em: 25/04/2015

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Educação Ambiental

Você sabe o que significa “Educação Ambiental”? Conheçam o trabalho de Monografia de Vivian Barbosa como requisito parcial para obtenção do título de Engenheira Ambiental na Universidade São Francisco.

Título: Educação Ambiental: Iniciativas Simples para o Ensino Fundamental. Estudo de caso em Escola Estadual de Campinas.

Resumo: O presente trabalho busca propor iniciativas simples de Educação Ambiental para o ensino fundamental, tornando possível um relacionamento entre a grade de disciplinas escolares e o meio ambiente, bem como transformar o ambiente escolar em um local adequado para o desenvolvimento de atividades voltadas a consciência ambiental. Foram elaborados dez projetos juntamente com a pedagoga Aline Barbosa Manali, formada pela Universidade Paulista, com o objetivo de construir uma geração ambientalmente consciente. Os projetos foram aplicados na E.E. Professor Salvador Bove, uma escola situada na periferia da cidade de Campinas aos alunos da 5º série E onde as aulas, em sua maioria, são ministradas pela professora Cássia Rogéria de Paiva Fernandes, uma pedagoga formada pela Universidade São Francisco. A concretização desses projetos só foi possível, pois ocorreu o envolvimento permanente de alunos, professores, funcionários e comunidade que visam uma melhor qualidade de vida e cidadania, bem como o respeito e comprometimento ao ambiente em que se vive

Palavras chave: Educação Ambiental, Meio Ambiente.

Contato LinkedIn:

Faça o download da Monografia: Educação Ambiental: Iniciativas Simples para o Ensino Fundamental. Estudo de caso em Escola Estadual de Campinas.


sexta-feira, 10 de abril de 2015

Colaborador do Mês (Abril 2015)

Flávio Alves
Função: Proprietário e Assessor em Segurança e Saúde do Trabalho na empresa Factrem 2S
Formação:  Técnico Segurança do Trabalho (Montessori)
                  Técnico em Meio Ambiente (Montessori)
                  Técnico em Eletrotécnica (CEAD)
Contatos: (19) 3882 – 1180
               (19) 7832 – 5790 – Nextel Id: 97*120836

A FACTREM2S – Consultoria e Treinamentos é uma empresa que se projetou no mercado baseando-se em planejamento sólido e eficaz.
No início era apenas um sonho, que com muita dedicação, perseverança e trabalho se tornou realidade, foram quatro anos de planejamento até chegar aos dias de hoje com sede própria e estrutura para realizar todas as suas atividades.
A FACTREM2S tem o perfil dinâmico e inovador, possui instalações próprias com sede na Cidade de Cosmópolis – SP. Criada em 2012, para atender as necessidades de clientes nos ramos de Construção Civil, Química, Petroquímica, Farmacêutica, Call Center, Montagens Industriais, Comercio e Varejo, entre outras. Atuamos nos setores de Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional e temos como diretrizes básicas as seguintes atividades:
* Treinamentos;
* Capacitação;
* Implantação dos programas; 
* Assessoria.
Um dos diferencias da FACTREM2S é a prestação de serviço In Company, no qual a empresa dispõe de um profissional para atender o cliente na sua própria estrutura de trabalho.
A empresa dispõe de um sistema eletrônico no qual todos os documentos gerados e emitidos são armazenados em um banco de dados por tempo indeterminado, fazendo com que as informações emitidas aos clientes sejam recuperadas caso haja o interesse ou a necessidade. Também possuímos cadastros no CREA, para uma maior confiabilidade perante aos seus atuais e futuros clientes.
Como estratégia para 2015 a FACTREM2S aposta na divulgação eletrônica e nas visitas de campo “corpo a corpo” a fim de observar a necessidade de cada cliente, este tipo de estratégia além de favorecer a ambas as partes também traz os benéficos para os envolvidos no processo de forma geral.

Abraço a Todos. Flávio Alves. 

terça-feira, 7 de abril de 2015

Desenvolvimento Sustentável

Seiffert (2007, p.17)A preocupação com o esgotamento dos recursos naturais surgiu com a percepção, após a Revolução Industrial, de que a capacidade do ser humano de alterar o meio ambiente aumentou significativamente”.
No Brasil as questões pertinentes ao meio ambiente, visando o crescimento econômico com o equilíbrio ecológico, ocorreu através da conferência internacional Rio 92, sendo que este evento teve o objetivo de discutir o desenvolvimento sustentável, criando assim a Agenda 21 que caracteriza-se como um plano de ação que busca colocar em prática programas que paralisem o processo de degradação ambiental.
Seiffert (2007, p.20)A expressão Desenvolvimento Sustentável estabelece que o atendimento ás necessidades do presente não deve comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem ás suas. Essa se tornou uma espécie de palavra de ordem após a publicação do Relatório Brundtland, intitulado “Nosso futuro comum” em abril de 1987 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas”.

Caso venha a surgir interesse sobre o “Desenvolvimento Sustentável e suas perspectivas” sugiro a fonte bibliográfica abaixo, que além do tema aborda muitas informações sobre a ISO 14.001.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. ISO 14001 Sistemas de gestão ambiental: Implantação objetiva e econômica.  3ed. São Paulo: Atlas, 2007.


Neste Post para download segue uma apresentação sobre “Energia no Ecossistema”.