terça-feira, 28 de junho de 2016

Dicas com o manuseio de materiais cortantes na Cozinha Industrial.


“Acidentes em cozinhas industriais infelizmente são bem comuns devido aos diversos riscos existentes como queimadura, corte e risco de quedas. A ocorrência não desejada desses acidentes traz consequências graves. Além da higiene na cozinha que é fundamental, a organização e limpeza são itens que contribuem para evitar a ocorrência dos acidentes”.

“Em uma cozinha industrial o potencial de acidentes são enormes devido à presença de máquinas e equipamentos. Lesões e cortes nas mãos e dedos são frequentes devido ao grande uso de lâminas, facas, processadores e outros objetos pontiagudos e cortantes”.

Fonte: DDS Online. Cozinha industrial: principais riscos de acidentes e medidas mitigadoras. Disponível em: <ddsonline.com.br/dds-temas/seguranca/728-cozinha-industrial-principais-riscos-de-acidentes-e-medidas-mitigadoras.html>. Acesso em: 28/06/2016

Abaixo segue algumas dicas que possam evitar os acidentes com o manuseio de materiais cortantes na Cozinha Industrial:







quinta-feira, 2 de junho de 2016

Qual é a diferença entre Acidente, Incidente e Desvio?

Qual é a diferença entre Acidente, Incidente e Desvio?

Através de um exemplo, podemos agregar o melhor entendimento das definições.

Atividade: Carregar um caminhão com materiais tóxicos, utilizando-se uma empilhadeira.

O procedimento:

01 – Estacionar o caminhão de ré;
02 – Desligar o caminhão,
02 – Engatar a 01ª marcha;
03 – Acionar o freio de mão;
04 – Retirar a chave do contato;
05 – Colocar os calços para evitar o deslocamento do caminhão durante a operação;

Desvio: Se a 01ª marcha não estiver engatada – A carreta não se mover e não houver perdas.

Definição do Desvio: Qualquer ação ou condição que tem potencial para conduzir, direta ou indiretamente, danos a pessoas, ao patrimônio (próprio ou de terceiros), ou impacto ao meio ambiente, que se encontra desconforme com as normas de trabalho, procedimentos, requisitos legais ou normativos, requisitos do sistema de gestão ou boas práticas.

Outros exemplos dos desvios:
- Calços não aplicados ou mal posicionados;
- Freio de estacionamento não aplicado;
- Chaves permanecem no contato;
- Inspeção incorreta ou não realizada;
- Falta de uso do cinto pelo operador.

Incidente: Se a 01ª marcha não estiver engatada – A carreta se mover ou a empilhadeira recuar/empinar e não houver perdas.

Definição do Incidente: É o evento que tem potencial para originar um acidente do trabalho. É uma ocorrência sem vítimas, porém contendo ameaça real de perigo à saúde ou à vida dos empregados em geral, também chamada “quase acidente”.

Acidente: Se a 01ª marcha não estiver engatada – E/ou os calços estiverem mal posicionados e/ou o freio de mão não for aplicado e/ou a carreta se mover e/ou a empilhadeira empinar que resultem no ferimento do operador e/ou perda de algum equipamento/material.

Definição do Acidente do Trabalho: É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do artigo 11 da Lei 8 213, de 24/07/1991, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Consideram-se também, acidente de trabalho as doenças profissionais e doenças do trabalho.


Como medida de prevenção para essa situação, sugerimos o desenvolvimento de um Check List (Inspeção), assegurando o cumprimento do procedimento.