quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Procedimento de Manutenção de Áreas Verdes

Neste post, segue um modelo de procedimento para “Manutenção de Áreas Verdes” que visa estabelecer diretrizes para execução das atividades de Roçagem em áreas com vegetação, Capina Química, Podas e Cortes de árvores de uma determinada empresa.  

Definições:

Capina Química: Aplicação de Herbicidas Emergentes e Pós Emergentes, residuais ou não.


Roçagem: Corte de vegetação e gramados, por meio da utilização de equipamento manual e/ou mecânico.


Poda: Pode ser entendida como a retirada de partes de uma planta e também pode servir para a eliminação de ramos mortos, doentes ou indesejáveis, seja por sua posição inadequada, seja por características estéticas.


Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ): Documento que relata as informações relevantes quanto à segurança, saúde e meio ambiente relacionados com o transporte, manuseio, armazenamento, utilização e descarte de produtos químicos (substâncias ou preparados) fornecidos por uma determinada empresa.


Abaixo segue para download o procedimento de “Manutenção de Áreas Verdes”.


Obs.: O arquivo esta em PDF, valorizando os direitos autorais e os profissionais que trabalham com assessorias de seg. e saúde do trabalho.

Referência das Imagens:

Capina Química:

Roçagem:

Poda:

FISPQ:

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Estresse Ocupacional Nas Atividades de Segurança Patrimonial e Pessoal

 O objetivo deste trabalho visa orientar a importância do acompanhamento semestral da saúde do trabalhador, tanto no âmbito físico, como no psicológico, evidenciando a carga de estresse ocupacional gerado pela atividade de Segurança Patrimonial e Pessoal.
Hoje existem 3,1 mil empresas de vigilância, cerca de 33,6 mil agências bancárias e 5,9 mil carros-fortes, com 1,7 milhão de vigilantes cadastrados.
Esse cenário aponta para o surgimento de doenças ocupacionais, devido ao alto índice de assaltos às instituições financeiras, empresas, residências, condomínios entre outros. Concomitante com jornadas de trabalho estendidas, necessidade de dois ou mais empregos para complementar a renda, tem contribuído significativamente para o aumento do estresse ocupacional.
De acordo com OLIVEIRA (2006) o estresse conceitua-se como o estado de ativação em que se coloca o organismo diante da mudança geradora de instabilidade, que pode ocorrer no corpo e é anterior à ocorrência que desencadeou.

Conheça mais sobre o assunto através do trabalho desenvolvido pela Sra. Alana Meireles Da Silva com o tema “Estresse Ocupacional Nas Atividades de Segurança Patrimonial e Pessoal” como requisito parcial para obtenção do título de Engenheira de Segurança do Trabalho na Universidade São Francisco (Campinas / SP)

Resumo: A violência urbana e a criminalidade estão atingindo a sociedade, não somente em um nível individual, mas também em um nível empresarial. As situações de roubo e assaltos a estabelecimentos comerciais e industriais nos grandes centros urbanos e nas cidades interioranas têm aumentado exponencialmente, resultando em agressões a trabalhadores, que em muitos casos são fatais.
As empresas de valores estão sendo as mais afetadas, por isso representam um aumento nas ocorrências da Síndrome de Estresse Pós-Traumático em trabalhadores que vivenciaram situações de violência física e psicológica.
Nesta nova realidade de opressão no trabalho, as atividades de Segurança Patrimonial e Segurança Pessoal adquirem um aspecto particular, pois muitos trabalhadores apresentam problemas de saúde e sofrimento mental que estão relacionados às suas atividades profissionais.

Palavras chave: Estresse. Segurança patrimonial. Segurança pessoal

   
Faça o download da Monografia: “Estresse Ocupacional Nas Atividades de Segurança Patrimonial e Pessoal” 
Referência da Imagem:

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

FISP (Feira Internacional de Segurança e Proteção) - 05 e 07/10/2016

“A próxima edição da FISP (Feira Internacional de Segurança e Proteção) será realizada de 05 a 07 de outubro de 2016, no São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center, em São Paulo, reunindo cerca de 700 empresas que irão apresentar o que existe de mais moderno na área de segurança e proteção ao trabalhador, com soluções voltadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, como novidades para trabalho com risco de queda, risco elétrico, risco de corte e em local confinado, entre outros”.

Maiores informações são encontradas na página eletrônica:


Página no Facebook:


sábado, 1 de outubro de 2016