quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Aplicação da ferramenta OWAS na identificação de Riscos Ergonômicos em Operações de Logística

Conheça a ferramenta OWAS na identificação dos Riscos Ergonômicos, através do Artigo desenvolvido pelo Sr. Danilo Augusto Macan como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro de Segurança do Trabalho na Universidade São Francisco.

O método OWAS (Ovako Working Posture Analysis System) surgiu da necessidade de se identificar e avaliar as posturas inadequadas durante a execução de uma tarefa, que podem em conjunto com outros fatores, determinar o aparecimento de problemas músculo-esqueletais, gerando incapacidade para o trabalho, absenteísmo e custos adicionais ao processo produtivo.

ARTIGO: APLICAÇÃO DA FERRAMENTA OWAS NA IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS ERGONÔMICOS EM OPERAÇÕES LOGÍSTICA.

Resumo: As atividades laborais de operadores de empilhadeiras em operações logísticas demandam alta carga muscular e quando o ritmo de trabalho aumenta por exigências de resultados, essa tarefa pode gerar riscos para a saúde destes trabalhadores. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo verificar as posturas adotadas no trabalho dos operadores de empilhadeiras em centros logísticos, visando identificar pontos críticos que potencializam o desenvolvimento de Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) em curto, médio e longo prazo. Utilizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) com a ferramenta de análise postural, Ovako Working Posture Analysis System (OWAS), onde encontramos as regiões do corpo que sofrem maior estresse muscular na operação. Foram realizadas observações diretas por registros fotográficos para gerar as categorias de riscos. Os resultados apontam que todas as etapas que correspondem às atividades dos operadores de empilhadeiras contém, pelo menos, uma postura situada entre as categorias críticas em relação à coluna, membros superiores e inferiores. Dessa forma, o ritmo de trabalho acelerado, flexões e rotações constantes da coluna associada à elevada carga transportada favorecem o desenvolvimento de doenças ocupacionais e, portanto, necessitam intervenção ergonômica para minimizar os riscos na saúde dos trabalhadores.


Palavras chave: Logística. Ergonomia. OWAS.

  
Faça o download da Monografia: “Aplicação da ferramenta OWAS na identificação de Riscos Ergonômicos em Operações de Logística”.

https://drive.google.com/file/d/0B-chZm42lEP4THR3N3lJTi1mV1U/view?usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário