terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Soichiro HONDA

Prezados
Boa Noite
Dicas de SSM deseja a todos um próspero ano novo, com muitas oportunidades e sucesso.
Deixo nessa postagem o vídeo de Soichiro HONDA, uma história de motivação que pode influenciar muitas pessoas no crescimento em 2015.

Abraço

Movimentação de Cargas

Equipamentos propulsionados por motores a gasolina, óleo diesel, gás propano, gás natural ou eletricidade, utilizados para movimentar e transportar materiais (puxar, escavar, içar, mover e empurrar).

Abaixo segue apresentações para download.


01. Segurança com equipamentos de içar.
02. Risco de prensamento com movimentação de cargas.
03. Pá Carregadeira e Tratores
04. Definição de Responsabilidades com Movimentação de Cargas.

Obs. Os arquivos estão em PDF devido à segurança da informação, valorizando os direitos autorais e os profissionais que trabalham com assessorias de seg. e saúde do trabalho. 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Visita Empresa PMS

Continuando o post anterior, no mesmo dia 13/12/2014 os alunos da USF (Universidade São Francisco) do curso de pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho tiveram a oportunidade de conhecerem a empresa de Consultoria Ambiental e Treinamentos de Emergência a PMS situada em Paulínia (Av. Viena, 1039 – Cascata).

Os alunos foram recepcionados pela Sra. Juliana (Coordenadora de Treinamentos) a qual apresentou que a PMS visa à modernização de técnicas de aprendizado, simulando da forma mais real possível, as situações de emergência que podem ocorrer nos mais diversos ambientes de trabalho, informou que a construção de diferentes cenários acidentais propicia ao aluno um aprendizado pragmático, onde se vivencia a prática do treinamento.   

Em seguida os alunos acompanharam o Sr. Kalunga (Bombeiro) que apresentou as instalações da PMS, como os cenários de espaço confinado, trabalho em altura, líquidos e inflamáveis, dutos e tubulações, tratamento de efluentes e plataforma de refinaria.

Abaixo segue o site da empresa e as fotos da visita.

Clique na Foto para entrar no site
http://www.pmsconsultoria.com.br/





 

sábado, 13 de dezembro de 2014

Visita Brasil Fire

No dia 13/12/2014 os alunos da USF (Universidade São Francisco) do curso de pós graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho tiveram a oportunidade de conhecer a empresa de treinamento e consultoria Brasil Fire, situada em Paulínia (Avenida Constante Pavan, nº 4432).

Os alunos conheceram as instalações e equipamentos de brigada de incêndio, sendo recepcionados com café da manhã e instruídos pelo Sr. Edson Miranda (Téc. Segurança – Pósitron).

O Sr. Edson nos informou a importância da contratação de profissionais e empresas habilitadas quando da realização de um treinamento de Brigada de Incêndio, explanou que nesse tipo de atividade, a simulação com o fogo requer equipamentos com qualidade e envolvidos conscientes, lembrou que nenhuma empresa deseja o acidente, principalmente em um campo de treinamentos.

Abaixo segue o site da empresa e as fotos da visita.

Clique na Foto para entrar no site







quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Colaborador do Mês

Mensalmente postaremos colaboradores da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente na forma de demonstrar suas características no ambiente de trabalho, assim como suas qualificações e experiências neste mercado.
O intuito deste tipo de post visa aumentar o leque entre os profissionais, o famoso Networking.

Giovanna Gasparotto Macedo (Dezembro/2014)
Função: Técnica de Segurança do Trabalho
COMAU do Brasil Ind. e Com. LTDA / Manutenção Mecânica Industrial contratada da REPLAN.
Formação: Téc. Seg. do Trabalho (Anglo)
Instrutora de NR 35, NR 20 e Ponte Rolante (Comau)
Supervisora de Espaço Confinado (PMS)         
Contato: giovanna.gasparotto@hotmail.com

Atuo na área de Gestão Integrada em SMS (Seg. do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional) há 07 anos, onde passei por empresas de grande porte voltadas para a manutenção industrial de petroquímicas.
Atualmente trabalho na Comau do Brasil, empresa do Grupo FIAT, onde estou há 3,5 anos como responsável de SMS para atender todos os requisitos de Gestão (documentação) e Campo (área operacional).
Minhas experiências também são voltadas em empresas de manutenções de outras especialidades como a Manserv, Siemens e CSE.
Hoje foco meu trabalho em responder auditorias internas como certificações e auditoria do cliente (REPLAN) como Gestão dos Requisitos Legais, PPEOB (Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno), Radioproteção e Trabalhos com Inflamáveis e Combustíveis (NR-20), buscando assim a prevenção da integridade física e mental dos funcionários, bem como atender as necessidades e expectativas da empresa.

domingo, 30 de novembro de 2014

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

Conforme a Norma Regulamentadora NR-09:

“O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.”

A NR 09 não apresenta um “Modelo” especifico para sua criação, ela descreve as diretrizes mínimas para o seu desenvolvimento, ou seja, cabe o elaborador ou responsável técnico buscar metodologias que visem os requisitos desta norma, higiene ocupacional e a realidade da empresa.

Seguem abaixo 05 modelos para downloads.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Competitividade nas Indústrias Brasileiras

Boa Noite Amigos Ambientalistas

Indico o Artigo "Competitividade nas Indústrias Brasileiras" desenvolvido pela minha amiga Karen Strobel publicado na Revista Jateamento e Pintura, ela foi uma das responsáveis pela certificação ISO 14.001 na empresa Sara Lee de Jundiaí, atuou 4 anos como Engenheira Ambiental e possui Pós Graduação em Administração de Empresa (FVG)

Contato linkedIN: https://www.linkedin.com/in/karen-strobel-scatolin-869a3a27

Abraço,

Clique na figura abaixo para a leitura.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Colaborador do Mês

Mensalmente postaremos colaboradores da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente na forma de demonstrar suas características no ambiente de trabalho, assim como suas qualificações e experiências neste mercado.
O intuito deste tipo de post visa aumentar o leque entre os profissionais, o famoso Networking.

Edson De Jesus Lopes (Novembro/2014)
Eng. segurança do Trabalho – Log & Print Gráfica e Logística.
Formação: Téc. Seg. do Trabalho (CTC – Unicamp),
                 Graduação: Eng. Elétrico (USF)
                 Pós Graduação: Eng. Segurança (Anhanguera) e Eng. Ambiental (Unicamp)
Contato Linkedin:

Site da empresa: http://www.logprint.com.br

"Atuo há quase 13 anos na área de segurança do trabalho em indústria de grande porte. Nesse período, passei por várias funções: jovem aprendiz, estagiário, auxiliar técnico, técnico de segurança do trabalho e atualmente engenheiro de segurança do trabalho. Sempre busquei estudar e me aperfeiçoar, pois trata-se de uma área muito abrangente, que exige do profissional a busca constante por novos conhecimentos, principalmente por conta das constantes atualizações que ocorrem na legislação relacionada a SST. O profissional da área tem um papel fundamental nas empresas e na sociedade, pois seus conhecimentos e trabalho ajudam a preservar a saúde e segurança das pessoas. O profissional precisa de muito empenho e dedicação para disseminar a cultura prevencionista em seu local de trabalho”
Abraço! Edson De Jesus Lopes.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

OS - Ordem de Serviço (NR-01)

Neste post estaremos comentando sobre a Norma Regulamentadora 01 – “Disposições Gerais”, a princípio o item 1.7 – B:
“Elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos;”.

A OS (Ordem de Serviço) tem o intuito de conscientizar a força de trabalho quanto aos padrões e procedimentos de segurança do trabalho, sendo que a NR 01 não determina um modelo padrão para este tipo de documento, assim sugerimos que à empresa informe ao colaborador temas como os riscos ambientais e de acidentes, obrigações, atividades e as respectivas medidas de controle encontradas no ambiente de trabalho.

Um ponto em discussão:
A Norma apresenta que a OS pode ser divulgada por comunicados e cartazes (mural de recados), mas legalmente para comprovar a Justiça Trabalhista que verdadeiramente isto aconteceu, torna-se extremamente complexo, assim é sugestivo a elaboração de uma lista de presença ou um documento que demonstre a assinatura do colaborador que realmente as informações foram repassadas.

Periodicidade:
A Norma não determina a validade da OS, mas sugerimos que este, seja realizada no ato do contrato entre a empresa e o empregado, assim futuramente evitando o desconhecimento dos riscos e normas apresentadas.
A revisão sugestivamente deve ser realizada quando da ocorrência de alterações no ambiente de trabalho, reconhecimento dos riscos e/ ou mudanças de funções.

Responsável pela criação da OS:
A Norma não específica o profissional responsável pela elaboração da OS, mas a principio quem desenvolve este documento são os componentes do SESMT (Serviço Especializado de Seg. e Medicina do Trabalho) NR-04, entretanto caso a empresa não possua os profissionais deste grupo, quaisquer representantes do empregador podem desenvolver a OS, assim como aplicar e assinar.

Quantidade de vias para a emissão da OS:
Quando realizada o treinamento da OS e respectivamente o seu protocolo de entrega, sugerimos que seja realizada no mínimo em 02 vias, automaticamente uma para o empregado e outra para o empregador.

Dica 01:
Muitas empresas possuem a prática do fornecimento da OS na própria Integração, ou seja, como as informações são recentes para o colaborador, automaticamente a repetitividade não se torna necessária. A sugestão é colher a assinatura do colaborador na lista de presença da Integração e no formulário da OS no mesmo treinamento, assim aproveitando o tempo e a duplicidade de informações.

Dica 02:
Sugerimos que seja inserida no protocolo da OS, o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) que “tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares” (www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf) 
Verifique abaixo um exemplo.

 

A importância de uma citação do CBO em uma OS é devido ao esclarecimento de uma determinada função e suas respectivas atividades, as quais são definidas pelo Ministério do Trabalho, assim auxiliando o empregado e o empregador quando de Ações Judiciais relacionadas aos desvios de funções.

Abaixo segue um modelo para download e visualização de uma OS.


Obs. O arquivo esta em PDF e possui uma tarja no meio devido à segurança da informação, na forma de valorizar os profissionais que trabalham com assessorias de seg. e saúde do trabalho.
 
Fontes Bibliográficas:
NETO, Nestor Waldhelm. O que é Ordem de Serviço? Disponível em: <segurancadotrabalhonwn.com/o-que-e-ordem-de-servico>. Acesso em: 10/11/2014

Minha Bibliografia:
Caso for utilizar este artigo para quaisquer tipos de trabalho, segue a Fonte Bibliográfica deste post:
YOSSIO, Henrique. Dicas de SSM (Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente) - Ordem de Serviço. Disponível em: <dicasdessm.blogspot.com.br/2014/11/os-ordem-de-servico-nr-01.html>. Acesso em: 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Inauguração do Blog

Prezados. Sejam bem vindos! 

Em 2004 tive a oportunidade de cursar o técnico de segurança do trabalho no COTUCA (Colégio Técnico de Campinas - UNICAMP) e na época a internet era discada, não existia o WhatsApp e o meio de comunicação era o ICQ (bate papo da época), os materiais relacionadas a Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente eram difíceis de serem localizados e os profissionais que tinham dificilmente postavam em blogs e sites, uma vez, que para fazer os downloads demorava um grande tempo. Contudo, o intuito deste blog, visa apresentar artigos, materiais, reportagens e discussões sobre os temas abordados, buscando parcerias e tratativas teóricas e práticas em sala de aula e no ambiente de trabalho.

Grande Abraço! Grato pela atenção, Henrique (Dicas de SSM).


Nossos Contatos: