terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Colaboradora do Mês


Helen Dos Santos Farias (Dezembro/2015)
Função: Técnica de Segurança do Trabalho (Sodexo do Brasil – Contrato: REPLAN)
Formação: Técnico de Segurança do Trabalho (Montessori/2009)
                 Curso de Liderança: Coach (Instituto Você/2015)

Iniciei minhas atividades na área de SSM, como auxiliar de segurança do trabalho em uma cozinha industrial no ano de 2009, realizando o DDS (Diálogo Diário de Segurança), inspeções e acompanhando treinamentos e o processo e instalação de CIPA.
Hoje meu trabalho visa responder auditorias dos clientes, como controlar e atualizar os requisitos legais, acompanhar a força de trabalho, ministrar integrações e treinamentos, desenvolver o PPRA e o PCMSO, gerenciar os ASO´s, enfim, desenvolver os objetivos de Segurança e Saúde do Trabalho, assim como atingir as metas com os demais colaboradores da empresa.      
No meu ponto de vista o mercado para o técnico de segurança é amplo (industrias, aeroportos, hospitais, restaurantes, etc.) e vem crescendo a cada dia, assim, torna – se um mercado atrativo para este profissional, que pode desenvolver importantes técnicas de profilaxia e prevenção de saúde ao trabalhador, detectando os riscos e apontando soluções. Minha perspectiva é que essa área continue crescendo e se destacando cada dia mais no mercado de trabalho.
Abraço!

domingo, 13 de dezembro de 2015

Gestão de Segurança do Trabalho nas Atividades em Laboratórios de Serviços Analíticos

Laboratórios de Serviços Analíticos são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que sejam tomadas certas precauções. Todos aqueles profissionais que trabalham em laboratórios devem ter responsabilidades no seu posto de trabalho e evitar atitudes que possam acarretar em acidentes e possíveis danos para si mesmo e para os demais. Deve-se ainda prestar muita atenção à sua volta e prevenir-se contra perigos que possam surgir do trabalho de outros profissionais, assim como do seu próprio trabalho.
Os profissionais de laboratórios devem adotar sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no trabalho que executa. Deve, particularmente, concentrar-se no trabalho que faz e não permitir qualquer distração enquanto trabalha. Da mesma forma não deve distrair os demais usuários durante a execução dos trabalhos no laboratório.
Os acidentes resultam normalmente de uma atitude indiferente dos utilizadores, da ausência de senso comum, da falha no cumprimento das instruções a seguir ou da pressa excessiva na obtenção de resultados. Os acidentes podem ser evitados, ou pelo menos terem as consequências minimizadas, desde que sejam tomadas as devidas precauções. Para isso é fundamental ter sempre presente que a segurança no trabalho depende da ação de todos e não apenas das pessoas encarregadas especificamente em promovê-la.

Conheça mais sobre o assunto através do Artigo desenvolvido pelo Sr. Arthur Vinícios Serraneto de Moraes com o tema “Gestão de Segurança do Trabalho nas Atividades em Laboratórios de Serviços Analíticos” como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro de Segurança do Trabalho na Universidade São Francisco (Campinas / SP)

ARTIGO: Gestão de Segurança do Trabalho nas Atividades em Laboratórios de Serviços Analíticos.

Resumo: A rotina das atividades dos profissionais envolvidos nos Laboratório de Serviços Analíticos independe da demanda que pode variar de poucas amostras a serem a analisadas diariamente à carga de trabalho extenuante, sendo sua responsabilidade e compromisso básico assegurar que os resultados produzidos reflitam de forma fidedigna e consistente a situação que está sendo analisada.
Todos os esforços devem ser realizados com constante verificação e busca assídua do erro, no sentido de produzir dados de confiabilidade e exatidão firmemente estabelecidos favorecendo o correto resultado das amostras dos clientes.
O presente trabalho apresenta como principal objetivo identificar os erros inerentes aos processos em Laboratórios de Serviços Analíticos, bem como propor medidas para neutralizar e evitar acidentes e doenças ocupacionais.
Evitar riscos de acidentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes em geral para o trabalhador, buscando a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida dos profissionais de Laboratórios de Serviços Analíticos.
Profissionais e trabalhadores que exercem suas atividades em Laboratórios de Serviços Analíticos estão sob risco de desenvolver doença profissional por exposição a agentes infecciosos, radiação, produtos químicos, tóxicos e inflamáveis. A Segurança do Trabalho em Laboratórios de Serviços Analíticos é uma responsabilidade individual, sendo que seus gestores devem garantir um local seguro para exercício de todas as atividades.

Palavras chave: Gestão de Segurança do Trabalho em Laboratórios, Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho em Laboratórios, Comportamento Seguro em Laboratório de Serviços Analíticos.

  
Faça o download da Monografia: “Gestão de Segurança do Trabalho nas Atividades em Laboratórios de Serviços Analíticos”.


Referências:

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

01/12 - Dia Mundial de Combate à AIDS


Conforme a página “velhosamigos.com.br”

velhosamigos.com.br

“Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988”

“O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.”


Para maiores esclarecimentos, sugerimos a página eletrônica do Governo.

http://www.aids.gov.br/ 

Neste post segue 03 apresentações para download sobre a Prevenção da DST/AIDS.

https://drive.google.com/folderview?id=0B-chZm42lEP4T1hlMFdOek9HUDA&usp=sharing

Obs. O arquivo está em PDF devido à segurança da informação, valorizando os direitos autorais e os profissionais que trabalham com assessorias de seg. e saúde do trabalho.

Referências:

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Nota Técnica - Esclarecimento sobre a utilização de EPI para realização de trabalho em altura por trabalhadores com mais de 100 Kg




Conheça a Nota Técnica N.º 195/2015/CGNOR/DSST/SIT que aborda o: “Esclarecimento sobre a utilização de Equipamento de Proteção Individual para realização de trabalho em altura por trabalhadores com mais de 100 Kg”

Faça o Download da Nota Técnica.  


https://drive.google.com/file/d/0B-chZm42lEP4c2ZDaVp1eGJZaVU/view?usp=sharing

Para maiores esclarecimentos, sugiro o Blog “Controle Acima” a qual explana inúmeros assuntos sobre “Trabalhos em Altura”.


http://controleacima.blogspot.com.br/

Referências: