terça-feira, 24 de novembro de 2015

Colaboradora do Mês

Jacqueline Inácio de Oliveira (Novembro/2015)
Função: Coordenadora de WCM e Processos (Saint Gobain Abrasivos)
WCM = (World Class Manufacturing) Manufatura de Classe Mundial - visa a excelência nos processos de produção, focando zero (00) desperdício.
Formação: Técnico de Segurança do Trabalho (CTC – UNICAMP/2005)
                 Engenharia de Produção (Universidade São Francisco/2011)
                 Especialização Engenharia de Segurança do Trabalho (UNICAMP/2015)

No início da minha vida profissional, não conhecia o curso técnico em segurança do trabalho, porém estava à procura de um curso técnico que pudesse me preparar para o mercado de trabalho e então posteriormente me direcionar para um curso superior.
Meu pai sempre trabalhou no ramo da construção civil e sempre tive muito interesse nas questões sobre a segurança dele e de todo o trabalho realizado em um canteiro de obras. Foi então, que folheando a cartilha de cursos do Cotuca que vi a opção do curso técnico em segurança do trabalho e me interessei e procurei saber mais sobre a área e por fim, fiz o curso, me formando em 2005.
Atuei na área de segurança do trabalho por 5 anos, passando pela indústria química de base, construção civil, consultoria em treinamento e por fim, empresa de transporte coletivo municipal.
Porém, minha vida profissional foi tomando outros rumos, mais voltada para a área da engenharia de produção, exatamente manufatura, melhoria de processos de fabricação.
No entanto, felizmente, as grandes empresas têm um foco relevante em saúde e segurança do trabalho, com rotinas específicas voltadas para esta área, trabalhando fortemente nos quesitos comportamentais, incentivando seus gestores a buscar maior conhecimento na área, e no meu caso em especial, fui muito bem vista quando busquei complementar minha formação com a realização da pós-graduação como Engenheira de Segurança do Trabalho.
É importante que se busque o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da organização para que a cultura de segurança fique arraigada em suas rotinas para manter a sua integridade física e a de seus colegas, e quando as empresas enxergam esta importância, reconhecem aqueles que praticam segurança de verdade como ótimos colaboradores.
Sem dúvida esta cultura é praticada especialmente em empresas de grande porte, porém, em especial na construção civil e em empresas de pequeno porte esta visão não é tratada com a devida prioridade que merece.
Acredito que para o profissional qualificado e capacitado na área de segurança do trabalho, os campos de atuação podem se expandir, onde não necessariamente tem que atuar como engenheiro de segurança do trabalho, mas também, como um gestor de qualquer outra área, sendo um profissional com conhecimento em saúde e segurança, faz dele um diferencial no mercado, e com certeza, um gestor mais comprometido com o bem estar físico e emocional de sua equipe, evitando muitos transtornos futuros para a equipe e a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário