terça-feira, 26 de abril de 2016

Postura do Auditado

A auditoria tem o objetivo de identificar as potencialidades da organização, avaliar a adequação das práticas e procedimentos existentes, verificar a situação de conformidade frente aos requisitos específicos e regulamentares, analisar a adequação da documentação e registros, além de verificar in loco as atividades operacionais.

Resumindo, a auditoria é a averiguação das conformidades do Sistema, é quando o auditor avalia os processos e verifica se estão de acordo com a sistemática estabelecida dentro das Normas.

Conheça algumas atitudes e posturas dos auditados quando questionados pelo auditor:

1. Começa a tremer como gelatina quando o auditor chega perto.

Calma. Não há nada que o auditor pergunte que você já não conheça. Tudo gira em torno do seu trabalho e das coisas para a qual você foi treinado.

2. Você pensa que o alvo da auditoria é você.

A auditoria procura checar o Sistema. Você é apenas uma parte desse Sistema e só pode responder pela área de trabalho em que atua

3. Se embaraça todo com o trabalho na frente do auditor.

Mostre intimidade com o que está fazendo.

 4. Quer mostrar que é o sabe-tudo e começa a falar pelos cotovelos.

Responda só o que lhe foi perguntado.

5. Quando procura por culpados por qualquer coisa que não está certa.

Numa equipe a responsabilidade é de todos. Acusar o colega enfraquece a sua posição

6. Começa a exagerar para impressionar o auditor.

Em hipótese alguma, minta ou exagere

7. Não sabe o nome do cargo e suas atribuições na empresa.

Cada um deve saber seu papel dentro da empresa.

8. Não conhece os detalhes de operação da máquina na qual trabalha.

Se você ainda não conhece todos os detalhes da máquina com a qual trabalha pergunte. Ainda há tempo....

9. Quando o ambiente do trabalho está desorganizado, sujo e não consegue achar nada....

Mantenha ambiente de trabalho limpo e organizado.

10. Para realizar qualquer atividade, mesmo a mais corriqueira, precisa ler o procedimento.

Consulte o procedimento escrito só quando necessário.

11. Briga em demasia ou chora para convencer o auditor.


12. Acha que a auditoria está no papo e que você já ganhou.

Seja realista. Demostre humildade.

13. Quando acredita que só você pode esclarecer todos os passos ao auditor.

Não seja centralizador. Quem está sendo auditado é o Sistema.

14. Acredita que a auditoria é um processo de vida ou morte.

Lembre-se. Quem solicitou a auditoria foi você.  Sempre existe espaço para negociações ou novas auditorias

Certificação da ISO 9001, ISO 14001 e da OHSAS 18001.

O que ela NÃO representa:


O que ela representa:
- Garantia de que a organização esteja isenta de causar acidentes de qualquer natureza;
- Garantia de que a empresa possui procedimentos e planos de atendimento a emergências;
- Atestado de que a organização não possua passivos ambientais;
- Atestado de que a empresa tem uma sistemática estruturada para gerenciar seu passivo ambiental;
- Garantia de que a organização esteja, num determinado momento, cumprindo todos os requisitos da legislação;
- Garantia de que a empresa, quando não atendendo algum item da legislação, possua objetivos, metas ou programas avaliados e aprovados pelo órgão competente, para alcançar esse atendimento;
- Atestado de que a organização esteja isenta de riscos ambientais potenciais;
- Atestado de que a empresa possui um gerenciamento preventivo das situações de risco potencial;
- Garantia de que a organização apresente uma aparência agradável nas suas instalações físicas
- Simplesmente a garantia de que a empresa atende todos os requisitos normativos que ela resolveu adotar para suas atividades, produtos ou serviços

Referências:
ISO Virtual. Sistema de Gestão Integrado. Disponível em: <http://www.isovirtual.com.br/gestao.asp>. Acesso em: 22/04/2016
Templum Consultoria Ilimitada. Postura do Auditor. Disponível em: <http://certificacaoiso.com.br/postura-auditor>. Acesso em: 22/04/2016

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