quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Definições do Benzeno


 
 Caracterização do benzeno

Benzeno é uma substância química do tipo hidrocarboneto aromática, de odor característico, líquido, volátil, incolor, altamente inflamável, explosivo, não polar e lipossolúvel. Seu vapor é mais pesado do que o ar.



Por que é um hidrocarboneto?

Porque é uma substância química formada apenas de átomos de hidrogênio (hidro) e carbono (carboneto). O benzeno contém seis átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio.

Por que é líquido?

Porque tem um ponto de fusão de 5,5 º C, isto é, é sólido abaixo desta temperatura e um ponto de ebulição de 80,1 º C, portanto é gasoso acima desta temperatura. Na temperatura ambiente normal (entre 20 e 35ºC) ele é líquido

Por que é volátil?

Substância volátil é a que evapora facilmente. A propriedade físico-química que permite avaliar se uma substância é volátil, e comparar a volatilidade de uma substância com outra, é a pressão de vapor. Quanto maior é a pressão de vapor mais volátil é a substância. A pressão de vapor do benzeno é 95,2 mm Hg na temperatura de 25ºC. Para fazer uma comparação, a pressão de vapor da água é de 23,8 mm Hg à 25ºC, portanto o benzeno é mais do que três vezes mais volátil do que a água.

Por que é altamente inflamável?

Porque pega fogo facilmente. A propriedade físico-química que caracteriza o benzeno como inflamável é o seu ponto de fulgor. Ponto de fulgor é a temperatura necessária para que a substância pegue fogo ao menor contato com faísca, chama ou outra fonte de ignição. O ponto de fulgor do benzeno é de menos 11.1ºC (-11,1ºC), portanto o benzeno mesmo abaixo de 0ºC, já pode pegar fogo. A temperatura normal da geladeira é de 2 a 8 graus celsius positivos (20C a 80C) e no congelador é de menos 4 (-40C).

Por que é explosivo?

Porque entre as concentrações de 1,4% e 8% por volume de ar, em contato com qualquer faísca ou chama, ocorre explosão

Origem e Utilização do Benzeno

A maioria dos compostos orgânicos como o benzeno, é obtida de reservatórios de materiais orgânicos, tais como: Petróleo e Carvão mineral.

Petróleo

O petróleo é a matéria prima das refinarias, onde é dividido em vários produtos comercializados, tais como gasolina, óleo diesel, óleos lubrificantes além de frações destinadas a produção de outras matérias primas na indústria petroquímica.

As frações com faixa de destilação que englobam ou estejam próximas de 80,1ºC (ponto de ebulição do benzeno) podem conter benzeno na sua composição. Nestas frações, o benzeno, em geral, é encontrado em pequenas quantidades.

A quantidade de benzeno pode ainda, variar em um mesmo produto, em dias diferentes, em função da variabilidade do petróleo utilizado, e de algumas variações no processo de produção.

Carvão mineral

O carvão mineral é matéria prima das siderúrgicas que produzem aço, a partir do ferro. As siderúrgicas compram carvão mineral e para usá-lo na produção de aço, precisam transformar este carvão em coque, o que é feito nas coquerias. O benzeno é produzido exatamente nas coquerias. No processo de coqueificação (formação do coque) é produzido o gás de coqueria, que contem cerca de 6000 -8000ppm de benzeno. Este teor pode variar de uma siderúrgica para outra. Isto pode ocorrer devido a diferenças tecnológicas e diferentes origens do carvão mineral.

O benzeno ainda está presente em empresas que o armazenem ou transportam, assim como suas misturas, além de laboratórios que o analisem ou utilizem em análises químicas. Podemos encontrar benzeno também nos efluentes das empresas assim como nas estações de tratamento de efluentes da própria empresa.

Referência Bibliográfica:
BRASIL. Ministério da Saúde. Repertório Brasileiro do Benzeno. Fundação Osvaldo Cruz, 2005. CD-ROM

Neste post segue para download a apostila da Fundacentro “Acordo e Legislação sobre o Benzeno – 10 anos”
https://drive.google.com/file/d/0B-chZm42lEP4NXRQVkJKTEcyV00/view?usp=sharing


Nenhum comentário:

Postar um comentário