quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A fisioterapia do trabalho na interpretação de provas de uma perícia judicial


A fisioterapia do trabalho na interpretação de provas de uma perícia judicial.

Autor: Danilo Augusto Macan (AR Perícias Médicas e de Engenharia)

O médico pode ser um importante colaborador da Justiça do Trabalho, auxiliando na geração e interpretação de provas contra uma empresa no caso de necessidade pericial. As demandas que hoje se instalam neste segmento judiciário, principalmente as relacionadas as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) vem cada dia mais crescendo no cotidiano.

Qual o papel do médico do trabalho na avaliação?

O médico capacitado a avaliar, qualificar e quantificar os desvios funcionais dos órgãos e sistemas do corpo humano cientificamente lança mão de instrumental próprio propiciando, a partir da emissão de laudos e pareceres técnicos, resultados que poderão servir de sustentação ao tribunal para, no conjunto dos elementos pertinentes, esclarecer a demanda pendente.  Sendo assim, o profissional desta área pode atuar desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a eleição e execução dos procedimentos físicos pertinentes a cada situação.
A atribuição de perito judicial em casos de Justiça do Trabalho associados às LER/DORT só podem ser exercidas por profissionais que possuem conhecimentos profundos de biomecânica ocupacional. Essa biomecânica ocupacional é a ciência que estuda o movimento e a biomecânica é chamada de cinesiologia humana.
Para a justiça trabalhista, a perícia cinesiológica funcional surgiu a partir da necessidade de se realizar uma avaliação pericial mais criteriosa, para minimizar erros e principalmente elucidar as questões chave das perícias neste setor, ou seja, a associação entre a doença do reclamante e a sua atividade profissional e a determinação de incapacidade funcional desse indivíduo em alguma de suas esferas funcionais (Reis et al. 2000; Veronesi Junior 2004).
Vale sempre ressaltar que o bem jurídico atendido pelo sistema reparatório dos acidentes e doenças ocupacionais não é, em primeira análise, a integridade física ou funcional em si, mas a repercussão de eventuais danos na vida produtiva do indivíduo. Os benefícios por incapacidades são concedidos quando a doença ocupacional acarreta incapacidade laborativa, seja esta temporária ou permanente.

Como andam os casos relacionados com LER/DORT no Brasil?

Existe hoje uma demanda de casos de LER/DORT relacionados à Justiça do Trabalho no Brasil que não é prontamente atendida em virtude de fatores que incluem o despreparo dos setores que cuidam da saúde das empresas, a falta de profissionais de saúde capacitados a avaliar os trabalhadores reclamantes de LER/DORT e estabelecer a existência de nexo causal, o desconhecimento da parte de alguns magistrados de que o fisioterapeuta é um profissional habilitado a exercer avaliações em pacientes com LER/DORT e elaborar pareceres ou laudos técnicos.
O diagnóstico e o estabelecimento de nexo causal devem ser feitos em conjunto por profissionais que estejam familiarizados com a questão, incluindo-se neste grupo médicos e psicólogos, entre outros. Embora haja quem acredite que os ortopedistas sejam os mais indicados para verificação do nexo causal, a formação com base no currículo dos cursos de medicina não é a mais indicada para esta análise. A abordagem multidisciplinar para este tipo de caso é pouco comum no Brasil, sendo usual nos países nórdicos e nos EUA (Settimi et al. 2000).
A equipe da AR Perícias Médicas e de Engenharia conta com profissionais que estão qualificados e habilitados para prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria especializada, contribuindo para a promoção da harmonia e da qualidade assistencial no trabalho em equipe e a ele integrar-se, sem renunciar a sua independência ética e profissional.
Portanto se levarmos em consideração as atribuições próprias do médico trabalhista e perito, e uma vez adquirido o conhecimento especifico da prática da perícia, este terá a plena capacitação para prestar serviços de perícia cinesiológica funcional à Justiça, auxiliando na investigação do nexo causal.


Sobre a AR Perícias Médicas e de Engenharia

A AR Perícias Médicas e de Engenharia realiza a prestação de serviços de assistência técnica em perícias médicas e de engenharia, na área judicial e extrajudicial para clientes corporativos de todo o país. Conta com uma equipe multidisciplinar constituída de médicos, advogados e engenheiros que atuam em diversas áreas de modo a prestar assistência referente à saúde e segurança laboral.
Com vasta experiência no mercado, os profissionais atuam como assistentes judiciais elaborando laudos oficiais de alta qualidade e conteúdo que servem de embasamento para inúmeras sentenças.
Contato: (19) 3829-0255


Veja também:

Transporte Manual de Cargas 01.

Transporte Manual de Cargas 02.

24 Dicas de Ergonomia no Escritório.

Aplicação da ferramenta OWAS na identificação de Riscos Ergonômicos em Operações de Logística. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário