terça-feira, 3 de março de 2015

Inspeções - Check List´s

Esta palavra é a junção de check (verificar) e list (lista). Um check list é um instrumento de controle, composto por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas. (Fonte: http://www.significados.com.br)

Na área de segurança e saúde do trabalho o uso dessa ferramenta visa identificar, registrar e comunicar as condições de risco e propor ações para sua neutralização e/ou eliminação de forma a prevenir os acidentes.

Em resumo o check list dimensiona um questionário, os quais são selecionados normalmente três opções:
(  ) Sim
(  ) Não
(  ) Não Aplicável.

Em caso da opção ‘’Não’’, a sugestão é a realização de um “Plano de Ação” composto por algumas perguntas como:



O que? (a fase ou passo).
Este item refere - se á ocupação a fazer.
Exemplo: Operar uma máquina, lubrificar um equipamento, separar os coletores de reciclagem, ajustar um EPI e assim por diante.

Como? (método que será usado)
Inclui todas as fases e/ou passos da ação a ser realizada.
Exemplo: Passo 1 = Comunicar o Supervisor / Passo 2 = Solicitar a compra do material / Passo 3 = Inspecionar o novo material / Passo 4 = Solicitar a equipe de manutenção a instalação do material / etc.

Quando? (com respeito ao momento ou estudo de tempo)
Este item regula a ordem ou sequência em que cada fase será desenvolvida.
Exemplo: Comunicar o Supervisor = Imediato / Solicitar compra do material = Março_2015 / Inspecionar o novo material = Abril_2015.

Onde? (local)
Especifica a posição do material, equipamento e máquina ou locais das pessoas onde as operações serão realizadas.
Exemplo: Compra do material na empresa xxx, As ações serão realizadas no setor: Administrativo, A substituição do equipamento será no setor de Produção, etc.

Por quê? (razão pelo qual)
Isso levanta a questão do aperfeiçoamento do método, eliminação ou simplificação da ocupação.
Exemplo: Por que é realizada dessa forma?
Por que não alteramos as máquinas de localização?
Por que o EPI esta sendo utilizado incorretamente?

Por quem? (responsáveis)
Respectivos responsáveis que efetuaram tal plano de ação.
Exemplo: Compra do material = Responsável: Supervisão.
Manutenção do equipamento = Responsável: Encarregado.
Inspeção = Responsável: Técnico de Segurança do Trabalho.

Abaixo para download modelos de check list.

https://drive.google.com/folderview?id=0B-chZm42lEP4WE9heVB5S0pYX0E&usp=sharing

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